terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quando o desespero toma lugar da razão


Desculpe, o título é falso: não estou desesperada, só quero manter a esperança acesa. A pressão é porque me inscrevi num site de relacionamentos e agora entrei no correio eletrônico e tenho 49 mensagens para dar conta. Simples assim. Cada mensagem possui no mínimo 3 perfis para eu analisar do homem que pode ser minha alma gêmea. Isso corresponde a cerca de 147 caras que gostam de ouvir música popular brasileira e estão disponíveis. Será?
Bem, não me lembro quantas outras características eu coloquei nos enormes questionários que preenchi no site. Abria uma folha com 30 perguntas e depois de responder todas o gráfico de avanço pulava de 10% para 11,5%. Sério, acho que levei uma tarde de domingo preenchendo essa salada e não acho que estou desesperada.
Fiquei um pouquinho surtada com tantos e-mails; claro que minha lixeira vai encher sem que olhe um só perfil. Você deve estar se perguntando: por que gastou uma deliciosa tarde ensolarada preenchendo essa porcaria se não quer jogar até o fim? Responderei: não sei. A solidão faz com que a gente se pegue fazendo coisas que não acredita, nos relacionando com quem a gente também não acredita, mas é fato: ela pesa demais, tecnicamente falando.
Ficar sozinha não é opção, mas pode ser também. Vi num filme esses dias um diálogo superbacana, no qual duas moças falavam sobre amores. Uma descreveu a outra como individualista, egocêntrica e indisponível, razão pela qual sempre procurava histórias onde os homens também não queriam nada com a hora do Brasil. Identificação instantânea. Sou isso desde minha primeira relação com meu namoradinho de 12 anos de idade, meio Romeu e Julieta, famílias inimigas coisa e tal. Depois só piorei: noivos, casados, morando longe, em relacionamento sério, até artistas, todos declaradamente indisponíveis. Segundo a teoria do filme, a personagem e eu sofremos com nosso jeito de ser determinante de um destino solitário.
E eu confesso logo: adoro dormir sozinha em minha cama. Quer mais indisponibilidade que isso? Pobre libriana extraordinariamente contraditória; sempre pesando prós e contras, acaba indisponível, mesmo para os perfis cruzados do site de relacionamentos. A pergunta deve ser: porque me inscrevi nesse site de relacionamentos se viver só me agrada? Também não entendo. Talvez o eterno olhar de estranhamento das pessoas "normais" para mim, por eu suportar a solidão sem reclamar (muito). No fundo sei a resposta do porquê esse tal site foi a opção da vez: a culpa é da Globo, a solidão pesa quando Faustão entra na telinha.

5 comentários:

  1. adorei os pezinhos! no fundo solidão deve ser preguiça, "vazio em paz" como li a pouco. gosto disso. se não fosse ela, a solidão, como me reconhecer eu? enfim, nós, extraordinárias, ainda bem que pensamos diferente: a mistura fica bem mais bacana :-) bjs,

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da solidão, tb.. penso que relacionamentos à distância são bem interessantes e oportunos: quando a saudade bate, rola um encontro... mais fácil de gerenciar a solidão com os meus lençóis, e meus lenços tb...qdo quero chorar de saudade, faço sozinha, e fico sonhando com meu príncipe que ainda vai chegar e gritar lá debaixo: desce, amor! Risos... sites de relacionamentos são boas opções em tempos líquidos... tenho tido experiências bem ricas e sólidas....risos... adorei o texto! Bj

    ResponderExcluir
  3. Acho que não sofro desse mal(?), aprendi a viver a dois, embora de vez em qdo dê uma vontade de mandá-lo sumir por uns dias... rsrrsrs
    Acho um perigo essa coisa de não dividir os espaços, não dividir a vida, mas nós nos acostumamos a viver acompanhadas da amiga solidão e isso se transformou num estigma para as mulheres da nossa geração.

    beijos extraordinariamente saudosos!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a iniciativa de tentar um site de relacionamentos.Inclusive, já soube de vários casais que são felizes juntos e que se conheceram assim, em um encontro arranjado virtualmente. Vá fundo! Conheça alguém, só para experimentar! Caso não dê em nada, pelo menos terá história para contar. É como dizia Raul Seixas:
    "Eu quero é ter tentação no caminho
    Pois o homem é o exercício que faz
    Eu sei... sei que o mais puro gosto do mel
    É apenas defeito do fel
    E que a guerra é produto da paz
    O que eu como a prato pleno
    Bem pode ser o seu veneno
    Mas como você vai saber... sem tentar?"

    TOCA RAUL!!!
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Pior mesmo é a famosa "solidão a 2"!

    Que seja, então, uma solidão saudável, sem neuras ou cobranças. Que seja pra viajar em si mesmo, pra se conhecer melhor, até pra aprender a conviver...

    ResponderExcluir

Deixe algo extraordinário registrado aqui!