sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sessão deles

"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."
 
------------------
Hoje eu estou sugestionável. Adoro essa palavra... "sugere" exatamente que somos influenciáveis pelo contexto em que vivemos. Alguns são mais, outros menos. Hoje estou sugestionável. Morreu um autor que sempre tive muito respeito, pelo escritor que é, mas que de fato nunca investi em ler seus romances. Claro que assisti o ensaio sobre a cegueira...mas sei que tem uma diferença absurda entre cinema e literatura.
Mas há uma luz...ganhei o livro Caim. E lá na minha estante está. Por isso, sei que há um mundo mágico, à minha espera, à espera de um abrir, um folhear de páginas, e passeio dos meus olhos pelas palavras por ele trançadas: com seu estilo, seu jeito de enxergar as coisas.
Com a morte dele, me tornei sugestionável. Me pus a vasculhar, sobre tudo que diz respeito à sua passagem entre nós, pobre de nós...
E nada mais extraordinário, e sugestivo descobrir, que meu coração como o dele, não é de ferro! Sangra todo dia...
Sugestão do momento? Ler José Saramago, antes de me encontrar com ele, num lugar sereno, celeste, num paraíso de tom lilás, a cor da cura.

2 comentários:

  1. tmb acho q vou me encontrar com ele, clarice lispector, herman hesse e com elvis, jhon, george, só não sei se vamos nos entender. no plano celestial tem tradutor? de qualquer forma sei com quem não quero me encontrar e isso deve ser um começo... adoro cada linha q leio dos livros de saramago, mesmo achando doloroso, às vezes, acompanhar seu ritmo de escrita singular. se há algo inusitado no mundo, é seu jeito de escrever. ganhei meu primeiro livro de saramago de um amor. aos amores q acrescentam e não subtraem, tim, tim! ao saramago e sua morte junina, o silêncio do ponto final.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler um livro dele, não lembro qual. Desisti pq ele escreve como se fosse uma metralhadora de palavras com pouca pontuação... perdi mto tempo juntando as idéias e no momento, estava sem paciênica. Um dia hei de ler, vou saber como era sua obra. Mas que fique registrado o meu respeito pelo artista arteiro que era, do pouco que sei e soube sobre ele.

    ResponderExcluir

Deixe algo extraordinário registrado aqui!